Orquestra de Câmara fundada em 2016...
A Algarve Camerata, composta por músicos profissionais algarvios, ou residentes no Algarve, é uma Orquestra de Câmara fundada em 2016.
Tem como base cerca de uma dezena de músicos, convidando sempre um solista para cada um dos seus concertos.
Desde a sua Estreia, já actuou nos principais concelhos do Algarve, com Solistas e Maestros de renome internacional como Richard Galliano, Adrien Rodriguez, Gonçalo Pescada, Handel Cecílio, João Cunha, entre outros; interpretaram uma série de obras emblemáticas como a Ópera Dido & Eneias de Purcell, O Glória de Vivaldi, as Quatro Estações Portenhas de Piazzolla e as Quatro Estações de Vivaldi.
Prepara-se ainda para colaborar no lançamento do CD da cantora e compositora Anja Kristin Paulsen.
Em 2022, por iniciativa do músico João Miguel Cunha, e por meio de patrocínio privado, deu início a uma série de concertos intitulados ‘Algarve Camerata em residência...’ que, em parceria com a Associação Impacto Ímpar, e com o apoio das Paróquias de Lagos, promoveu duas temporadas de concertos anuais (Primavera e Outono) na cidade de Lagos. Parceria que se prolongou a 2023, e 2024 no mesmo formato. Sendo que em 2024 contaram ainda com o apoio da Câmara Municipal de Lagos que patrocionou o Festival 'Clássico em Talha Dourada'. Apoio esse que se prolongou para 2025. Nesses últimos três anos realizou 25 concertos.
